Biografia do Chefe Bastos - Fundador do Agrupamento

Zeferino Pereira Basto, nasceu em 18 de Abril de 1940 na Freguesia de Fânzeres, no concelho de Gondomar, distrito do Porto. Mais tarde, em 1941, Zeferino Pereira Basto partiu para Angola (Luanda) com cerca de um ano de idade, onde permaneceu durante trinta e quatro anos ingressando no Escutismo em 1946, nomeadamente na AEP (Associação de Escoteiros de Portugal), Grupo 36 Diogo Cão. Zeferino Basto regressou a Portugal em 1975 onde deu inicio à fundação do Agrupamento na aldeia de Fontelonga com o Senhor Padre Antonione Ribeiro. Por divergências com o Pároco da Fontelonga veio a fundar-se o Agrupamento na Freguesia de Mogo de Malta com o Reverendo Cónego Virgílio Vila Velha e onde se construí a primeira sede deste Agrupamento. Foi inaugurado em Julho de 1976. Mais tarde por força da imigração da juventude desta freguesia, deslocou-se para Carrazeda de Ansiães na cozinha da Casa do Povo, onde funcionou a sede do Agrupamento.

Em Dezembro de 1984, nas Promessas efetuadas em Freixiel no Agrupamento fundado também por ele, e onde se deslocou o então Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Mário Joaquim Mendonça de Abreiro e Lima, foi por este feito o desafio para que se realizasse um Acampamento em Carrazeda de Ansiães.

Assim em Agosto de 1985 realizou-se o 1º Acajuve (Acampamento de Juventude). Do êxito desta Atividade, realizaram-se ainda mais quatro Acajuves, tendo-se feito o encerramento em 1995 na Comemoração do quinto Acajuve. Seguiu-se em 1998 o 1º Rover no qual participaram cerca de 650 Caminheiros, tendo estes prestado um serviço comunitário nas Aldeias do Concelho (Vilarinho da Castanheira, Castanheiro, Marzagão, Fontelonga, Samorinha...).

A partir de 1986, deu-se inicio à construção do Atual Centro de Formação Escutista, onde já se realizam anualmente cerca de 8000 dias de campo.

Zeferino Pereira Basto possui as seguintes condecorações: Cruz de Agradecimento 1ªClasse Ouro (1969); Medalha Monsenhor Avelino Gonçalves; Colar Nuno Álvares Pereira, a mais alta condecoração do CNE.

Cargos desempenhados a Nível Regional: Chefe Regional Adjunto; Presidente da mesa dos Conselhos Regionais; Membro do Conselho Nacional de Representantes, Vice-presidente da Mesa dos Conselhos Regionais e membro da Mesa dos Conselhos Regionais.

Partiu para o eterno acampamento a 22 de novembro de 2014.


voltar
Centro Formação
facebook