Mensagem da Chefe de Agrupamento

Caros amigos,

Bem-vindos ao site do Agrupamento 658 de Carrazeda de Ansiães, agora com uma imagem mais apelativa.

Tivemos um tempo, um pouco longo, adormecidos no que diz respeito ao mundo da internet, mas finalmente regressamos.

Estou neste Agrupamento desde 1977. Iniciei como lobita, fiz todo o percurso escutista, passando por todas as secções. E aqui estou hoje, tentando ensinar o que ao longo da minha vida me foi ensinado, e que fez de mim a mulher que sou hoje. O Escutismo ensinou-me quase tudo quanto sei.

A todos quantos fazem parte deste Agrupamento e também deste movimento, quero dizer-vos que vale a pena ser escuteiro; Estejam em todos os momentos da vossa vida, de espírito aberto e verão que estarão sempre prontos para qualquer situação: para receber e sobretudo para dar.

O tempo foi passando e fui-me apercebendo o quão é difícil de me livrar deste bichinho, que se chama Escutismo, é algo que fica para sempre...

Fico bastante orgulhosa quando vejo aqueles que também fizeram a sua caminhada escutista neste agrupamento, e ainda permanecem nele, vendo os homens e mulheres que se tornaram hoje. Significa que todo o trabalho realizado não foi em vão...

Com este novo desafio que me foi proposto, e com a ajuda de todos os escuteiros do agrupamento, espero não desiludir quem ao longo dos anos foi apostando em mim, e me tornou no que sou hoje.

Só espero é que daqui a alguns anos, os atuais escuteiros pensem no futuro deste Agrupamento e possam dar continuidade a todo este trabalho em prol da Juventude. É sinal de que conseguimos cumprir a nossa tarefa.

O escutismo é mais do que uns acampamentos e umas atividades radicais, é um modo de vida, é uma construção da nossa personalidade, é uma escola de vida. E ACIMA DE TUDO! UMA FAMÍLIA!

Baden-Powell deixou-nos várias mensagens, eu escolhi esta:

Não deixeis a técnica sobrepor-se à moral.
O desembaraço em campo, a arte do explorador, o campismo, os raids, as boas acções, os Jamborees, a camaradagem, tudo isso são meios, não o fim a atingir.
O fim a atingir é o caráter - caráter com um propósito.
E esse propósito é que tenhais bom senso num mundo insensato, e desenvolvais a mais elevada concretização do serviço que é o serviço ativo do Amor e do Dever para com Deus e o próximo.

 

Que Deus nos ajude a todos nesta caminhada

Canhota amiga

Teresa Bastos


voltar
Centro Formação
facebook